quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Promova melhor as datas especiais

 


O calendário de datas especiais oferece centenas de oportunidades para promover marcas, bens, serviços e ideias para atrair a atenção, gerar relacionamento e se aproximar dos prospects. As pesquisas de comportamento do consumidor tem mostrado que teremos um 2º semestre de 2023 mais robusto para as vendas e hoje usamos o espaço para dicas e orientações valiosas para aproveitar melhor este momento.

Analise as ações realizadas (não as datas) que geraram melhores resultados, pois estas já podem dar algumas pistas sobre a receptividade do público desejado. O fim do ano está próximo, e as atividades de antecipação das compras, como a Black Friday, podem trazer grandes resultados quando bem conduzidas.

Conhecer o cliente e entender o que está influenciando seus hábitos de consumo em cada período, como dias, horários, novos interesses, é o primeiro passo para uma campanha de sucesso e assim aumentar as vendas. Atualmente é muito fácil ter acesso aos detalhes de ações realizadas em diferentes setores e de várias partes do mundo, bem como casos de sucesso, dicas, etc., e há muita gente fazendo uso, replicando estas ações em seus negócios. Todavia, os diversos fatores, como as características do público-alvo, o tipo de produto, serviço ou evento, o calendário local ou regional, os movimentos concorrentes, etc., podem influenciar para aumentar ou reduzir os efeitos em relação a outra situação em que a ação foi executada e relatada. Fazer testes, adaptações, melhorias nas ações realizadas em outros locais, incluindo horários, linguagem, conexões podem fazer a diferença para gerar o impacto esperado nas vendas. Os locais físicos e digitais que o público-alvo mais frequenta sempre tem grande potencial para divulgar as ações a serem realizadas. Ter bem identificado onde e quando cada segmento alvo do seu negócio frequenta os diferentes ambientes físicos e digitais, é a orientação básica para todas as ações.

Exibir a mensagem certa, no local e no momento certo é o desejo de quase todo empresário e executivo de vendas e comunicação. Identificar qual o horário conforme os dias da semana que o público-alvo está mais ativo nas redes sociais mais conhecidas é muito fácil e é informado na própria página de cada negócio, pela administração da rede. Além de orientar as ações na rede, há estatísticas que pode ser pistas muito boas de quando iniciar e gerar novos estímulos para as campanhas dentro e fora das redes sociais.

Entendendo melhor o comportamento do público-alvo, é preciso usar as informações para focar desde a exposição externa ou a vitrine, conforme o caso, a linguagem, as fotos no site e redes sociais, para as pessoas certas. Lembre que em comunicação, o menos é mais, ou seja, muita informação, sejam palavras, produtos expostos, ou excesso de decoração atrapalha a atenção, tirando o foco e desviando a atenção das pessoas. Mostrar poucas opções que despertem o interesse por saber mais, ver outras opções, é melhor do que exposições com muitas opções que dispersam e tiram o foco.

A customização tende a vender mais e melhor, então, lembre de mostrar o que é oferecido e que pode ser adequado aos interesses e necessidades do público-alvo.

Também é sempre muito importante medir, com informações em tempo real ou se não for possível, pelo menos por turno do dia, ou por dia, para fazer ajustes e melhorias rapidamente.

As campanhas mais eficientes usam técnicas para aumentar persuasão do público alvo e antecipar a decisão como urgência e escassez, como “poucas unidades por pessoa”, “estoque limitado“, “poucas vagas”, “só até o dia X”, assim por diante. Concluída a campanha, é fundamental reunir os dados, analisar diferentes formas e alinhar as ações para as próximas campanhas.

É fundamental manter o cliente envolvido após o término do evento. Solicitar avaliação da campanha, informar sobre melhores usos do que foi adquirido, assim como informações complementares, sugestões para outras atividades, convites para novas atividades, são bons argumentos para contatar os prospects e clientes, mantendo-os conectados com o negócio.

Desejando melhores aproveitamentos de datas especiais, e campanhas com ótimos resultados, deixo um abraço e até a próxima!

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