Volto a um assunto já tratado algumas
vezes neste espaço, que é a fidelidade dos moradores aos negócios locais. Em
alguns casos, a queixa toma uma dimensão maior do que a realidade dos fatos, em
outras, a queixa é pertinente e de qualquer forma, merece bastante ação pelo
impacto na economia.
Negócios locais fortes permitem mais
trabalho, mais empregos, mais renda, mais benefícios aos trabalhadores, mais retornos
e segurança para os investidores, mais movimento, mais prestígio, mais
satisfação. Este conjunto gera mais tributos, que são a forma pela qual
municípios, estados e países tem recursos para atender a população, com
infraestrutura e serviços dos mais diversos. A tecnologia e a disponibilização de
grandes volumes de dados na internet permitiram saber com maior precisão o
potencial de consumo de cada município e a partir de cruzamentos de
informações, entender um pouco melhor o volume da renda gerada pelos salários
da população empregada, bem como a parcela que evade, seja para municípios
vizinhos, ou outros estados e países.
Não há como reter toda a renda gerada
no município, pois é inevitável que as pessoas gastem seus recursos em
deslocamentos por motivos diversos, assim como é inevitável a evolução das vendas
online. Contudo, é possível gerar um conjunto de atributos diferenciais e
fortes o suficiente para enfrentar toda esta concorrência de fora. Como tantas
e tantas situações da vida, há os que não entendem o que está ocorrendo e
buscam culpados nos locais errados, há os que se acomodam nas queixas e ficam
impressionados com o que estão vendo e... (ainda bem) há os que buscam inovar e
enfrentar os desafios.
Há muitas possibilidades para enfrentar
a concorrência “de fora”. Ao circular por diferentes cidades verificam-se as
diferenças de organização, limpeza, arquitetura, ruas, canteiros, passeios,
fachadas e vitrines muito melhores que outras, formando um atrativo forte. Os
preços, o atendimento e a variedade dependem da disposição e da cooperação do
conjunto de empresários. A cooperação entre os negócios gera condições para que
o cliente de um, prestigie o negócio de outro e assim por diante.
Serviços pessoais como consultas e
exames dos mais diferentes campos da saúde, bem como serviços educacionais,
revisões de veículos, seminários, feiras, eventos, geram deslocamento de
pessoas entre os municípios e comprovadamente são propulsores de maior
movimentação da economia local. Nestes deslocamentos, observa-se que os
consumidores de serviços em geral vem e vão acompanhados e aproveitam para
antes ou depois, realizar compras e outros serviços. Promover os negócios do
município para os clientes dos negócios uns dos outros é uma ação de cooperação
importante que pode impactar na maior fidelização aos negócios locais.
É preciso mais esforço e também
coerência. Utilizar jargões como “prestigie as nossas empresas”, ou “compre
aqui” não convencem mais ninguém. Adquirir bens e serviços fora e querer que os
outros prestigiem o seu negócio, é incoerente. É preciso criar um conjunto de
atrativos entre várias empresas locais para reter uma maior parte da renda dos
moradores locais, bem como vender mais bens e serviços para quem vem fazer
negócios no município. Campanhas criativas de valorização do município, de
prestígio aos negócios locais, a criação de programas de fidelização de forma
cooperada entre as empresas locais, bem como a criação de aplicativos com redes
locais de compras via e-commerce e m-commerce são excelentes alternativas.
Todavia, é preciso sempre do esforço de cada empresário e sua equipe, na
melhoria do próprio negócio e do que ele oferece aos potenciais clientes. A
publicidade e a propaganda, assim como eventos podem atrair o cliente até a rua
da empresa, assim como os aplicativos de vendas vão colocar os seus produtos na
mão dos clientes, mas vender no volume desejado sempre dependerá da competência
da sua própria equipe.
Desejando excelentes negócios, um
abraço a todos!
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