sexta-feira, 31 de maio de 2024

Vendas frequentes e consistentes

 

Os processos de vendas estão mudando e quem quer ter vendas mais frequentes e consistentes precisa adaptar os negócios o mais rápido possível.

Na maneira antiga de vender, a orientação era oferecer o produto para todos, anunciar que tem o melhor produto, ou o melhor preço, e esperar alguém comprar. Na nova maneira de vender, é preciso estudar para identificar o cliente ideal e a partir daí descobrir a melhor forma de ajudá-lo, oferecendo soluções personalizadas, guiando-o para a melhor decisão de compra.

                Considerando que muitas empresas tê
m acesso aos mesmos fornecedores de insumos e a tecnologias, a concorrência ficou mais parecida entre si. Também por isso, estamos num momento em que os clientes se importam menos com os produtos, e mais com os resultados de adesão, compra, trabalho com esta ou aquela empresa, e com o que isso significa para eles em termos de confiança, status e relacionamento.

                Neste momento, tem menos pessoas acreditando no que se diz ou publica sobre os produtos, bens ou serviços, e mais pessoas acreditando no que veem e no que percebem das suas opções de compra/adesão. Boas críticas e depoimentos são fundamentais para buscar a melhoria nas características que mais importam para os clientes. É fácil perceber que as pessoas dão cada vez menos atenção para as ofertas genéricas, e mais atenção para as soluções, informações mais precisas e personalizadas para problemas específicos que podem enfrentar.

- Porque seu negócio não consegue ter vendas consistentes?

- Confira se as mensagens sobre o que a empresa oferece têm sido claras. Procure analisar se existe, quem são e o que fazem os clientes que não dão retorno das propostas ou compram de outro fornecedor. O varejo online e físico tem históricos de vendas inconsistentes e frequência variável, principalmente nos primeiros 3 a 5 anos do negócio, e pode reduzir este tempo, com estas dicas.

- Confira como está o conteúdo do site, mídias sociais e outros canais. Para atrair clientes frequentemente procure distribuir as publicações em conteúdos, informações e anúncios. Muitas empresas concentram sua atuação com anúncios de produtos e preços, o que é um equívoco que gera baixo engajamento. Lembre-se que o conteúdo é a nova propaganda. Então, reserve um bom espaço para os conteúdos e organize-os em 3 partes de tamanhos semelhantes, sendo uma que mostre o negócio e as pessoas que trabalham nele como autoridades no segmento que estão envolvidos. Outro terço do conteúdo deve ser focado em soluções de conscientização e valorização do tipo de solução que é oferecida às pessoas e a terceira parte deve focar em conteúdo de conversão dos contatos em vendas. 

Com uma boa organização de conteúdos, o negócio vai atrair vendas consistentes e frequentes, pode confiar. O conteúdo de autoridade deve mostrar que a empresa e os colaboradores são especialistas no segmento, fazendo as pessoas entender que seu negócio pode ter as soluções que estão procurando. Apresentar-se para estudos de caso, oferecer e usar depoimentos, organizar e apresentar resultados claros, pode fazer muita diferença. O conteúdo de conscientização sobre as soluções que a empresa e a equipe podem entregar consiste em destacar problemas potenciais que as pessoas vivenciam e como podem ser resolvidos. Já o conteúdo de conversão deve ser focado em obter vendas diretamente. Este tipo de conteúdo tem o objetivo de direcionar os interessados para a adesão a sua oferta.

Para a terceira parte que é a concentração na conversão, é preciso primeiro gerar a notoriedade necessária para atrair atenção, interesse e então apresentar uma solução adequada aos seus interesses e necessidades. Mostrar que tem a solução e porque ela é diferente das outras é uma função desta estruturação de conteúdos. Construa uma oferta irresistível, focada em entregar a sua solução, sem muito sacrifício, tempo e processos complexos! Depois organize e publique conteúdos e informações que possam gerar atenção, interesse e desejo para saber mais. Só então é hora de publicar a oferta irresistível. Use isso para aumentar suas vendas constantemente.

Um abraço e até a próxima!

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