Os processos de vendas estão mudando e
quem quer ter vendas mais frequentes e consistentes precisa adaptar os negócios
o mais rápido possível.
Na maneira antiga de vender, a
orientação era oferecer o produto para todos, anunciar que tem o melhor
produto, ou o melhor preço, e esperar alguém comprar. Na nova maneira de
vender, é preciso estudar para identificar o cliente ideal e a partir daí descobrir
a melhor forma de ajudá-lo, oferecendo soluções personalizadas, guiando-o para
a melhor decisão de compra.
Considerando que
muitas empresas tê
m acesso aos mesmos fornecedores de insumos e a tecnologias, a
concorrência ficou mais parecida entre si. Também por isso, estamos num momento
em que os clientes se importam menos com os produtos, e mais com os resultados
de adesão, compra, trabalho com esta ou aquela empresa, e com o que isso
significa para eles em termos de confiança, status e relacionamento.
Neste momento, tem
menos pessoas acreditando no que se diz ou publica sobre os produtos, bens ou
serviços, e mais pessoas acreditando no que veem e no que percebem das suas opções
de compra/adesão. Boas críticas e depoimentos são fundamentais para buscar a
melhoria nas características que mais importam para os clientes. É fácil
perceber que as pessoas dão cada vez menos atenção para as ofertas genéricas, e
mais atenção para as soluções, informações mais precisas e personalizadas para
problemas específicos que podem enfrentar.
- Porque seu negócio não consegue ter
vendas consistentes?
- Confira se as mensagens sobre o que
a empresa oferece têm sido claras. Procure analisar se existe, quem são e o que
fazem os clientes que não dão retorno das propostas ou compram de outro
fornecedor. O varejo online e físico tem históricos de vendas inconsistentes e frequência
variável, principalmente nos primeiros 3 a 5 anos do negócio, e pode reduzir
este tempo, com estas dicas.
- Confira como está o conteúdo do
site, mídias sociais e outros canais. Para atrair clientes frequentemente procure
distribuir as publicações em conteúdos, informações e anúncios. Muitas empresas
concentram sua atuação com anúncios de produtos e preços, o que é um equívoco
que gera baixo engajamento. Lembre-se que o conteúdo é a nova propaganda. Então,
reserve um bom espaço para os conteúdos e organize-os em 3 partes de tamanhos
semelhantes, sendo uma que mostre o negócio e as pessoas que trabalham nele como
autoridades no segmento que estão envolvidos. Outro terço do conteúdo deve ser
focado em soluções de conscientização e valorização do tipo de solução que é oferecida
às pessoas e a terceira parte deve focar em conteúdo de conversão dos contatos
em vendas.
Com uma boa organização de conteúdos,
o negócio vai atrair vendas consistentes e frequentes, pode confiar. O conteúdo
de autoridade deve mostrar que a empresa e os colaboradores são especialistas no
segmento, fazendo as pessoas entender que seu negócio pode ter as soluções que
estão procurando. Apresentar-se para estudos de caso, oferecer e usar depoimentos,
organizar e apresentar resultados claros, pode fazer muita diferença. O conteúdo
de conscientização sobre as soluções que a empresa e a equipe podem entregar
consiste em destacar problemas potenciais que as pessoas vivenciam e como podem
ser resolvidos. Já o conteúdo de conversão deve ser focado em obter vendas
diretamente. Este tipo de conteúdo tem o objetivo de direcionar os interessados
para a adesão a sua oferta.
Para a terceira parte que é a concentração
na conversão, é preciso primeiro gerar a notoriedade necessária para atrair
atenção, interesse e então apresentar uma solução adequada aos seus interesses
e necessidades. Mostrar que tem a solução e porque ela é diferente das outras é
uma função desta estruturação de conteúdos. Construa uma oferta irresistível,
focada em entregar a sua solução, sem muito sacrifício, tempo e processos
complexos! Depois organize e publique conteúdos e informações que possam gerar
atenção, interesse e desejo para saber mais. Só então é hora de publicar a
oferta irresistível. Use isso para aumentar suas vendas constantemente.
Um abraço e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário