sexta-feira, 31 de maio de 2024

Vendas não é necessariamente vender

 


O título parece estranho, mas ao te convidar para refletir novamente sobre vendas, precisamos quebrar alguns paradigmas. Quem quer muitas vendas, por vezes precisa parar de vender, por mais estranho que esta frase pareça.

Em todo o mundo, todos os dias há milhares de pessoas tentando vender algo para alguém. Todavia, apenas alguns profissionais são ótimos em vendas. Vender geralmente envolve convencer as pessoas a comprar algo que não é de consumo corriqueiro. Digo isso porque não é preciso esforço vender sal, nem muito esforço para vender aquele pão do dia-a-dia, não é mesmo?

Forçar os clientes a aderir a sua proposta, com linguagem verbal e não verbal persuasivas, é o grande erro que muita gente de vendas comete. Ao invés de vender é preciso orientar as pessoas para consumo, compras, investimentos, escolhas e decisões sobre o que envolve os bens ou serviços que você quer vender.

Ao contrário do que muita gente pensa, bons profissionais de vendas não devem falar muito. É preciso ouvir e fazer perguntas para descobrir o quê o cliente precisa, quais as preferências, o que incomoda, rejeita, etc., ao invés de falar o quanto o produto, a oferta, é boa, procure ouvir. Prefira mostrar o impacto que o produto, bem, ou serviço terá em suas vidas se decidirem comprar, ao invés de fazer o cliente pensar que vai “perder tudo” se não comprar de você hoje.

Ao vender, muitas pessoas deixam de dar opções aos clientes, pensando que assim vão vender mais fácil, mas a verdade é que para vender melhor é preciso apresentar uma variedade de opções para o cliente escolher. Assim, o possível cliente fica com a impressão de que você e a organização que você representa podem ter muitas soluções para ajudar e orientar.

Melhor do que continuar dizendo ao cliente por que ele precisa comprar, prefira continuar fazendo perguntas para descobrir os desejos, interesses, medos, rejeições do cliente.

Ao invés de “empurrar” ofertas com as ideias de escassez e urgência, procure expor os benefícios que terão ao adquirir a solução agora. - Quem não se arrepende de ter comprado algo numa venda forçada? - Quem não se orgulha de ter feito uma boa escolha a partir de algumas orientações para uma adesão ou aquisição?

Fechando, lembro da importância de se preocupar com o sucesso do cliente ao invés de se preocupar com dinheiro do cliente, mesmo que isso signifique não vender no momento. O mais importante é garantir que o cliente volte para buscar a sua orientação. A compra será uma consequência da boa orientação que você e sua organização são capazes de dar. 

Que esta reflexão contribua com a melhora das suas vendas!

Um abraço e até a próxima!

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