segunda-feira, 23 de julho de 2012

Tem alguém atrapalhando o tempo todo?

Nesta semana compartilho uma frase de Zig Ziglar “Você pode ter o que quiser se ajudar as pessoas a terem o que elas querem!” para lembrar novamente que os resultados são conseqüências do que fazemos bem feito.
Tem alguém atrapalhando o tempo todo?
                Esta situação também exige comunicação e organização. Se você recebe muitas ligações indesejadas e visitantes que atrapalham a sua concentração, se seus colegas e chefes não param de solicitar sua atenção a cada minuto, é preciso evitar que a vida no trabalho, pareça um grande mercado público onde você atende a todos o tempo todo. Para isso é preciso deixar claro às atendentes que você não poderá receber ligações no período em que está desenvolvendo um projeto ou está em uma reunião, muito menos os contatos que não forem urgentes. Da mesma forma, seja claro com os seus colegas e peça que mandem as solicitações de que necessitam por escrito ou por e-mail, com prazo de entrega destacado. Experimente e veja que rapidamente, sua vida no trabalho ficará mais tranqüila e você terá muito mais eficiência e resultados.
O varejo multicanais
                As estratégias multicanais do varejo vêm ocupando espaço nas discussões sobre o marketing das mais diversas áreas do varejo. Todos os canais de venda da sua empresa, do PDV (ponto-de-venda) físico, passando para o representante comercial, até o site de vendas, precisam ter uma estratégia única e integrada.
O seu negócio de varejo deve ter uma única mensagem forte e consistente. Para alguns pode ser simples, mas o maior desafio atualmente enfrentado pelo varejo, para quem não quer ficar para trás da concorrência, é ter uma estratégia multicanal acertada, integrando loja física, profissionais de vendas, vendas externas, site próprio, sites de terceiros, celular, gerando uma única imagem da sua marca na percepção do consumidor. Em muitos países, este conceito já está consolidado, mas no Brasil é preciso o mais difícil, que é equilibrar as diferenças de custos para manter as promoções em todos os canais, controlar os estoques de acordo com a evolução da demanda, além de ter a mesma política de trocas. Se você está ampliando os canais da sua empresa, é preciso se preparar rapidamente e lembrar que o seu cliente já tem ações multicanais.
O comportamento do consumidor que já é multicanal é cada vez mais exigente. A pessoa pode pesquisar pelo celular, comprar na loja e receber em casa, ou então comprar no site, receber em no local de trabalho e trocar na loja. Por estes e outros motivos, é preciso que a mensagem da marca, a percepção, a confiança, o relacionamento, precisam ser os mesmos em todos os canais de vendas. Muitos pesquisadores vêm mostrando que conforme a intensidade da experiência, o consumidor aumenta a amplitude do seu consumo nos muitos canais e aumenta também a frequência das compras. Para ilustrar, há uma pesquisa mostrando que 84% dos internautas pesquisam na internet e compram na loja física, se possível, da mesma marca da loja virtual. Portanto, o que se verifica é que os canais estão complementando uns aos outros, facilitando a vida do consumidor e isso significa conveniência, que sempre resulta em mais vendas!
Por outro lado, é preciso lembrar que entusiasmar o cliente com uma oferta e descobrir que o produto não está no estoque irrita tanto o consumidor, que muitos destes casos vão parar no Procon, que garantirá o direito do consumidor. Com a freqüência destes casos, a imagem da empresa sai abalada. Para evitar isso, a estratégia multicanal precisa ser eficiente tanto em condições materiais, como em conhecimento dos recursos possíveis, comportamento dos concorrentes e do comportamento do seu público de interesse.

                Aproveitando bem o frio que veio para ficar, desejo mais sucesso e melhores negócios a todos os leitores!

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