terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Boa viagem para 2015!

Enquanto preparávamos a viagem para passarmos o Natal com uma boa parte da família reunida, fui observando as reações dos filhos, da esposa e também as minhas. Ao organizar as malas e mochilas no carro, assim como ao longo da estrada fui pensando nos desafios que cercaram o ano que finda e os que vem por aí em 2015, comparando com uma viagem. Assim como tantas outras famílias em viagem, uma dificuldade importante é colocar no veículo tudo o que se deseja levar. Entendo que esta situação que possivelmente você já viveu como filho, pai, mãe, avô, tem pontos semelhantes á virada do ano.
            O apego ás coisas que pensamos ser imprescindíveis, assim como a insegurança em relação ao que vamos precisar ou não e o comodismo ao querer ter tudo à mão e do nosso jeito, nos faz transportar peso e volumes extras e desnecessários. Ou você já não voltou de uma viagem com roupas, calçados, objetos, jogos... que não foram utilizados e deram um trabalhão para levar? A minha “viagem” por 2014 teve pesos e volumes extras e desnecessários. Como foi para você? Ao fazer a avaliação do ano, que é fundamental para todos, nos damos conta de ter trazido na “viagem” algumas coisas que deveriam ter ficado.
            Uma boa avaliação de 2014 é muito importante para prepararmos bem a “viagem” por 2015. Entre as festas, as folgas do trabalho, das aulas, das reuniões e outros, devemos encontrar um tempo para pensar no que deixar para trás e procurar levar uma bagagem o mais leve possível para o novo ano. Alguns pontos do trajeto podem ser desconhecidos e isso é bom! As situações desconhecidas devem ser encaradas com tranquilidade suficiente para curtir bem as experiências, pois está aí uma das âncoras do que realmente é viver. Aprendendo profundamente com as experiências que já vivemos e estando dispostos a aprender ainda mais com as novas experiências, nos preparamos melhor para o que virá.
            É fundamental preparar a viagem para 2015 deixando para trás as mágoas, as tristezas, rancores, ódios, inimizades, preguiça, desilusão, raiva, dúvidas e todas as outras coisas que só fariam peso e gerariam volume, gastando nossas energias e tirando o foco do que realmente é importante para nossa vida. Deixe os melhores espaços para a gratidão pelas boas coisas que de 2014, para o amor, alegria, amizade, disposição, sonhos, e principalmente para a fé em Deus que está dentro de ti, sabendo que assim você pode muito!
            É preciso deixar espaço para as coisas mais importantes e dentre elas estão as novas lutas, as novas conquistas, novas experiências, os recomeços... Não esqueça que as urgências raras vezes são importantes, e por isso você não pode deixá-las tomarem o seu tempo e a sua energia. As urgências nos tiram o foco da carreira, dos cuidados com a saúde, da atenção para a família e amigos e isso é realmente importante para uma boa qualidade de vida. Quem está ao nosso lado merece atenção e o melhor de nós durante esta viagem coletiva por 2015. Sabendo que a família e amigos estão bem, conseguimos concentrar mais energias nos nossos objetivos. As pessoas ao nosso redor estando bem, darão aquela força que tanto precisamos para superar as dificuldades e alcançar o que queremos.
            Para poder dar atenção ao que realmente é importante na nossa vida precisamos aumentar o foco e elencar alguns objetivos a serem alcançados ao longo do ano. Não podemos esquecer que quando se tem um número muito grande de objetivos num curto espaço de tempo, a tendência é ter muito mais dificuldade de alcançar os resultados esperados.
            Na hora de priorizar os objetivos, não esqueça de que você precisa cuidar bem da saúde para conquistar e também para aproveitar todo o restante. Na vida moderna o stress está cada vez mais presente e em mais situações, e também por isso é preciso programar um tempo para a saúde, para os exercícios, para avaliar bem a sua vida e planejar os novos passos.
            Só enxergamos oportunidades e nos dispomos a ter novas experiências se formos humildes o suficiente. Neste momento da história em que tudo muda rapidamente, é preciso mais humildade para aprender constantemente e aproveitar o melhor da vida pessoal e profissional. Neste próximo ano, procure ouvir, olhar, observar, pesquisar, ler e pensar melhor e mais focado nos seus objetivos. Lembre-se que as oportunidades, as ideias, os planos só se tornarão realidade se você tiver atitude para isso. 2015 será para você, tudo aquilo que suas escolhas e suas atitudes permitirem!
            Ninguém está livre de problemas e com certeza eu e você os teremos em 2015. No entanto, teremos mais condições de obtermos melhores resultados se focarmos nas soluções, não nos problemas. Para quem ficar só reclamando e olhando para os problemas, as dificuldades serão maiores e os resultados piores.
            Finalizando, lembre-se de que não importa onde você esteja, e sim onde você quer chegar, tendo muita clareza disso! Faça boas escolhas, tenha atitude para colocá-las em prática e seja feliz no ano que vai começar!
            Ótima viagem rumo a 2015, é o que eu desejo a você, querido/a leitor/a, com muita saúde, paz e prosperidade, na companhia de sua família e amigos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...