quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Roubo de tempo e produtividade

Com o fim do ano, as festas, as férias de muitos, também chega o tempo de encerrar um ciclo e fazer um balanço do que foi feito. Nas vésperas de um novo ciclo também cabem os planos para os próximos 12 meses. Analisar os motivos pelos quais não foi possível alcançar os objetivos, os propósitos, as metas para 2014 é fundamental para ter mais chances de atingir o que se pretende em 2015. Já fiz este exercício com grupos diversos e muitas vezes a resposta é que “faltou tempo”. Todavia, é uma resposta que logo fica vazia, ao constatar-se que 2014 teve o mesmo número de dias, horas, minutos, de 2013, assim como em 2012... portanto, não é o tempo que fará alcançarmos o que queremos em 2015.
                A verdade é que a falta de tempo é percepção, é a sensação gerada pela constatação da nossa baixa produtividade em determinado período. A baixa produtividade quando constatada num período  maior, vem da indecisão e da incerteza sobre qual caminho tomar, o que quando ocorre, é um tremendo roubo de tempo. É preciso dar-se conta de que existe uma ladra do nosso tempo e que ela está instalada na nossa mente: a Indecisão! Não saber qual caminho tomar atrapalha a produtividade de qualquer pessoa.
                Neste contexto, a situação presente em nossos dias é a crescente quantidade de afazeres e responsabilidades. Incluem-se aí os e-mails, as redes sociais, o telefone, atividades dos diversos grupos, clubes que vamos ingressando, dentre outras. Há tantas coisas para dar atenção que estamos fazendo tudo mais rápido e nem sempre com a qualidade que merecem como cuidar da saúde, lazer, exercícios, falar com amigos, relacionamentos, estudos, leituras, novos projetos, trabalhos atuais e mais uma outra leva grande de consumidores de tempo. Impressionado ao se dar conta de tudo o que você faz? E apreensivo sobre as coisas que você não faz? Quanto mais envolvidos com a competição pelo desenvolvimento, sobrevivência, maior é o sentimento de que se faz muito e falta fazer muito mais.
                Os pesquisadores da Neurociência, vem divulgando resultados de suas pesquisas e mostrando dentre outras muitas coisas, que o nível de certeza do caminho a ser tomado e o nível de indecisão sobre os mais diferentes temas fazem grande diferença em nossas vidas. Segundo o que se pesquisa e publica em neurociência, quando nosso cérebro não tem tanta certeza sobre os caminhos tomados, o corpo não libera a mesma quantidade de hormônios que liberaria se soubesse exatamente para onde está indo e os motivos pelos quais se vai para lá. Desta forma, investir tempo para definir exatamente os motivos pelos quais está se fazendo cada atividade e os resultados esperados, contribui muito preparando nossa mente para alcançar o que se deseja. Simplificando, identificou-se que nosso cérebro coordena nosso corpo para ter mais vontade de fazer tudo o que estamos com a certeza de que é o melhor a ser feito!
                Observe como você e as pessoas ao seu redor gastam tempo, quando surge uma indecisão e o quanto esta situação atrapalha a produtividade! Diante de uma lista de afazeres, quando não se sabe o que precisa ser feito primeiro, gasta-se muito tempo para decidir por onde começar. O pior, afirmam os pesquisadores, é que nosso cérebro tende a escolher as ações menos complicadas, pois o instinto de sobrevivência manda economizar energia e não sofrer com problemas. Assim, por muitas vezes acaba-se  fazendo aquilo que é menos importante e nos afastamos ainda mais dos resultados desejados. Em outras palavras, inconscientemente, não conseguimos ir atrás do que realmente precisa ser feito.
                Com indecisão e sem destino definido muitas pessoas chegam ao fim do dia, ao fim da semana, cansadas e frustradas com a sensação de que o dia passou, foi cansativo e pouco se realizou. As vezes percebemos nos colegas e em pessoas da família esta situação desagradável, mas ela certamente ocorre conosco também. Procure investir mais tempo em ter a certeza dos caminhos tomados e se reduzirá assim, o nível de indecisão. Da mesma forma, busque reduzir significativamente o nível de incerteza sobre o que está ao seu redor e no seu dia-a-dia. E lembre-se que não existe perfeição, pois as coisas serão melhores a partir das suas decisões firmes, das suas atitudes e da energia que colocar no alcance daqueles objetivos.
                Desejando mais tempo para viver bem e mais produtividade profissional, deixo um abraço e até a próxima semana! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...