quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Por onde começar?

Tenho escrito sobre a busca da melhoria de resultados pessoais e profissionais em 2015, tentando auxiliar os leitores naquela tradicional lista de desejos para o ano seguinte, que já vem de anos anteriores sem grandes avanços. Algumas pessoas me perguntam “...por onde começar?”, outras ainda complementam com “...é tanta coisa!”. Se for o seu caso, compartilho o retorno que tenho dado, inspirado também no texto de Raul Candelero, editor da Revista Venda Mais, de novembro de 2014.
A melhor hora para começar é agora e exatamente de onde você está! É preciso utilizar o que você tem e fazer o melhor que você, agora!
É preciso dar o primeiro passo e ele é fundamental, para qualquer caminhada, seja ela simples ou complexa. Infelizmente, vemos muitas pessoas que ficam adiando o primeiro passo como ficam adiando a retomada dos estudos, o início da dieta, o início do plano de negócios, o início do planejamento pessoal, o início da poupança, dos investimentos, e assim vão travando suas vidas. Sua vida vai parando por insegurança, por perfeccionismo, por acomodação, por jogar as culpas nos outros e não ter atitude para tomar decisões e ir em frente.
Por pior que seja a situação, sempre existe algo que você pode fazer. Se parecer pequeno, lembre que a soma constante, consistente, persistente de pequenos passos leva a resultados que para alguns vão parecer incríveis. É preciso levantar a cabeça e olhar apenas um pouco ao nosso redor para vermos quantas coisas temos para admirar. Muitas destas coisas que admiramos começaram primeiro com uma ideia, a vontade de uma pessoa, que contagiou mais gente, que iniciou um projeto... O que você admira hoje não seria admirável caso continuasse sendo apenas ideia, vontade, desejo e projeto. Só podemos admirar, aprender algo com o que está criado, porque alguém corajosamente teve atitude para dar o primeiro passo e FAZER alguma coisa. Como lembra Candeloro no texto citado, cada história de sucesso é única mas as histórias de fracasso, as ideias que não saíram do papel tem em comum os traços de insegurança, perfeccionismo, acomodação, falta de atitude...
A insegurança vem tanto falta de confiança em si mesmo e medo de fracassos, quanto da dificuldade de confiar que outras pessoas possam te auxiliar e contribuir com a execução do projeto. A solução é colocar foco no positivo, ter fé e confiar na sua capacidade, no que foi avaliado e projetado.
A acomodação vem da dificuldade em arriscar. Aquele pensamento “tá ruim, mas nem tanto...” e “Poderia ser pior”, vai contribuindo com a acomodação. Acomodação é não querer fazer uma ou mais trocas, não querer mudar hábitos, mesmo que limitadores, é não querer crescer, é querer continuar pequeno, é querer continuar na sombra quando poderia ir para a luz.
Reforçando a ideia, todas as pessoas admiráveis e tudo que admiramos, começou com o 1º passo, e na maioria das vezes, um passo pequeno, que com certeza você também pode, mesmo sem ter toda a certeza de que esta preparado/a e sem ter toda a autoconfiança, o apoio, e os recursos necessários. Aquelas pessoas que você admira, simplesmente foram lá e deram o primeiro passo. Depois de terem sentido que não foi tão difícil, deram outro passo, o seguinte e assim por diante.
Cá entre nós, no fundo, você sabe quase tudo o que é necessário para se aproximar de seus sonhos e das suas metas. Parece pequeno? Pareça insignificante? Tenha uma certeza: Não é!
Conforme o texto citado no início: “Se é algo que leva você para mais perto da sua meta ou objetivo, então nunca é pequeno. Se pode levar você para mais perto de realizar um sonho, então não é insignificante.”
Comece de onde você está, use o que você tem e faça o melhor que você pode, mas comece, quebre a inércia e coloque-se em movimento. Lembre-se que é irracional querer resultados diferentes fazendo a mesma coisa! Tudo o que você faz ou deixa de fazer vai aproximá-lo/a ou afastá-lo/a dos seus sonhos e metas, portanto, avalie bem cada passo e siga em frente, mesmo que devagar.

Um abraço e o desejo de um feliz e abençoado Natal, e um Ano Novo repleto de ótimos resultados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...