segunda-feira, 20 de março de 2017

A sua causa pessoal

Tenho analisado há anos como diferentes pessoas, com diferentes formações e profissões agem em relação ao seu trabalho e os consequentes resultados obtidos. Neste caso, precisamos compreender que resultados do trabalho não são apenas relativos a salários, prêmios, reconhecimentos públicos, mas também como cada um se sente em relação às atividades profissionais.
Recentemente o UOL fez uma enquete sobre o sentimento em relação ao trabalho, na qual mais de 20.000 diferentes profissionais de várias partes do Brasil participaram, tendo 5% respondido que estavam muito felizes, 27% satisfeitos, 51% insatisfeitos e 17% muito infelizes. Mesmo não sendo uma pesquisa científica, uma amostra de 20.000 pessoas é altamente representativa e este tipo de resultado deve nos motivar para entender como é que tantas pessoas, no caso desta pesquisa 68%, se dizem insatisfeitas e infelizes no trabalho.
Ao me deparar com profissionais que simplesmente cumprem o horário, evitam os compromissos que podem, não querem se envolver, nem saber dos resultados da sua unidade de negócios, nem da empresa, muitas vezes se dizendo insatisfeitas e infelizes no trabalho, fico me perguntando quais são as causas, os motivos para viver e trabalhar, destas pessoas. Quem está infeliz no trabalho certamente não rende todo o potencial. A questão é como é que há tanta gente insatisfeita no trabalho e o que as faz infelizes com a atividade? Quantas causas da insatisfação são externas e quantas são internas, da própria pessoa?
Tenho a impressão de que as pessoas mais felizes com o trabalho foram as que fizeram da atividade profissional uma causa para contribuir com o mundo à sua maneira. Já escrevi aqui que gosto de ler e conhecer histórias de pessoas que se destacam em diferentes setores e atividades e esta diferença entre ter um trabalho ou ter uma causa é muito evidente nas pessoas que tem grandes feitos ao longo da história, nos negócios, nas profissões, na política, no voluntariado, nos esportes, na religião...
Muitas pessoas que conheço gostariam de estar em níveis mais altos da hierarquia, ou em atividades mais relacionadas à sua formação, e ao que mais gostam de fazer. Algumas dizem que quando estiverem no lugar que almejam, vão se comprometer e produzir bem mais do que atualmente. Todavia, pense comigo: como é que alguém vai ser lembrado para uma promoção no trabalho atual, ser convidado ou indicado para um trabalho novo, melhor, mais valorizado, se na atividade atual, é pouco produtivo e não se destaca? O mundo via de regra acaba entendendo que se a pessoa não dá conta, não é produtiva com o que tem hoje, possivelmente não dará conta de algo maior, ou mais complexo.
Como você deseja ser reconhecido/a no meio profissional? Como você está se mostrando para o mundo do trabalho? Qual é a imagem mental que os seus colegas de trabalho tem de você e passam para quem eles conversam eventualmente ao seu respeito? As respostas a estas perguntas vão definir as suas condições de você avançar ou não na carreira para uma atividade profissional mais desejada.
Qual é a sua causa pessoal e profissional? Se você ainda não tem uma ou mais causas profissionais para buscar com dedicação e muito envolvimento, sugiro que você tente olhar o que você deseja do trabalho como uma causa para contribuir com o mundo. Faça do seu trabalho e do que você quer com os resultados dele, a sua causa profissional. Perceba que o seu engajamento no trabalho atual, na empresa, na relação com os colegas, com amigos e família vai mudar e muito.
Quem consegue entender o seu trabalho como uma causa, apaixona-se pelo que faz, gera inspiração, encontra a sua motivação e aumenta em muito a satisfação pessoal e profissional.
Pense nas pessoas que você admira pessoal e profissionalmente. Veja se não é evidente que elas têm uma causa, lutam muito por ela tendo como consequência reconhecimento e os resultados que você também gostaria de ter?

Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...