terça-feira, 28 de março de 2017

Quando mudar de atitude

Embora sabemos que o meio influencia os sentimentos e o comportamento das pessoas e o que cada um mais ouve determina boa parte da forma de pensar, especialmente de quem é mais influenciável, ao mensurar quantitativamente este impacto na vida das pessoas impressiona e muito.
Participo de uma pesquisa para uma instituição que desenvolve trabalhos comunitários, estimula o voluntariado e busca a melhoria da qualidade de vida de comunidades com menores índices de desenvolvimento. Recentemente replicamos uma pesquisa repetindo a metodologia e as mesmas questões feitas nas mesmas comunidades há 2 anos atrás, com o objetivo de fazer uma análise do momento e uma comparação das percepções a cerca de como estão se sentindo no momento. Em pontos como “sentimento de felicidade”, o quanto “considera a vida boa” e o “quanto auxilia” e “é auxiliado” pela comunidade, houve uma queda muito significativa na percepção. Um exemplo é o fato de ter baixado 89 para 34 o percentual de pessoas que responde que a vida está “boa” ou “muito boa”. É certo que a vida ficou mais difícil de 2014 para 2016, mas está muito evidente que as pessoas viam a vida melhor do na realidade era, ou então, passaram a ver agora uma realidade pior do que realmente é.
O autor Earl Nightingale, no livro “O segredo mais estranho” apresenta pesquisas que mostram o segredo de uma atitude mais positiva afirmando que: “nós nos tornamos o que pensamos ser”. No meu entender, indica que a mudança de atitude requer disciplina que exige dedicação e prática diária.
Quer começar a mudar de atitude? Trago recomendações de Jefrey Gitomer, um importante autor da área de vendas, para vivermos os seguintes pensamentos e exercícios:
- Quando algo dá errado, lembre-se de que não é falha de alguém - a falha é sua, de alguma forma;
- Você sempre teve e segue tendo opções;
- Se você acha que está tudo bem, está... Se você acha que não está bem, não está;
- Ignore as notícias inúteis, trabalhe num projeto que valha a pena, faça um plano ou algo para melhorar a sua vida;
- Durante o próximo ano, procure ler apenas matérias, livros e ver vídeos com mensagens positivas;
- Assista vídeos, ouça áudios, palestras, seminários sobre atitudes;
- Quando você enfrenta um obstáculo, ou algo dá errado, procure uma oportunidade;
- Ignore as pessoas que dizem que você não consegue e que não será possível, ou que não é hora;
- Analise a sua linguagem, vendo se não está meio chata, vazia, negativa...;
- Diga os motivos pelos quais você gosta das coisas, das pessoas, do emprego e da família e não o porque não gosta;
- Ajude os outros sem esperar nada em troca e sem fazer comparações;
- Quanto tempo você fica de mau humor? Se passar de alguns minutos, algo está errado!
- Reflita sobre suas bênçãos todos os dias.
                Além desta disciplina de pensamento, que tenho certeza que quem seguir pode ver mudada “miraculosamente” a atitude, outras mudanças bem práticas podem melhorar muito a forma como percebemos nossa vida. Há sempre muita gente que reclama de falta de tempo para fazer coisas melhores para sua vida e para alguns grupos sugiro que façam a seguinte conta: se trocarem 1 hora por dia em que assistem noticiário ou novela, ou ainda, que navegam nas redes sociais, ao final de 1 ano há 15 dias de 24h inteiros ou 30 dias de 12h de trabalho, para fazer algo positivo, construindo o seu futuro melhor. A cada minuto, cada hora, cada tempo na frente da TV ou smartphone, é de livre opção e escolha de cada um de nós. Vejam como a mudança de 1 hábito já nos abre um espaço enorme, até mais do que o necessário, para realizarmos aquilo que parece que nos falta “tempo”. Após ver os efeitos da mudança de 1 hábito, será possível imaginar o impacto da mudança de mais 1 ou 2 hábitos. Não é preciso mudar nem toda, nem a maior parte da sua vida, pois 1 ou 2 hábitos podem fazer muita diferença!

Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...