segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Mais escolaridade = mais renda

        As provas de que a educação está ligada diretamente ao desenvolvimento das pessoas, das comunidades e das nações são muitas. Fala-se bastante sobre isso, mas ainda não o suficiente e além disso, é necessário agir mais, começando pelas famílias.
        A educação é um dever do estado, sim, mas quando o estado não consegue fazer o que deveria fazer não podemos ficar a espera, nem os filhos e netos. Se o governo não proporciona, não é racional ficar reclamando, ao invés de fazer alguns esforços a mais, e sacrifícios para melhorar as próximas gerações da família. Quem tem feito isso, tem altos retornos em orgulho, qualidade de vida e prosperidade para quem cuida e quer bem. Os índices de escolaridade especialmente no Brasil estão correlacionados diretamente com a renda dos profissionais e este fato influencia diretamente na renda per capita média dos municípios.
Os trabalhadores com ensino médio e principalmente ensino superior, sofrem muito menos com o fechamento de vagas seja em crises internas das empresas ou períodos de crises econômicas e desemprego. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, do Ministério do Trabalho confirmam inclusive que no primeiro semestre deste ano, quando o emprego formal começou a apresentar saldos positivos, apenas a classe de trabalhadores que tem até o ensino fundamental (completo ou incompleto) não acompanhou o crescimento. Entre as pessoas com ensino médio e ensino superior, mesmo incompleto, o saldo de vagas vem crescendo mais.
Profissionais com ensino superior completo ou incompleto cada vez tem maiores condições de ocupar vagas abertas na nova economia, geralmente pagando mais, como por exemplo no setor de serviços, no qual a economia mais cresce. Já os trabalhadores com baixa escolaridade têm mais oportunidades nos postos de trabalho da agropecuária e da construção civil.
As pesquisas mostram que pessoas com maiores graus de escolaridade cuidam melhor da saúde, ocupam menos os recursos dos serviços sociais e de saúde, apoiam mais e desenvolvem melhor a educação dos filhos e netos. Na média, as pessoas com mais estudo tendem a ser mais produtivas e se adaptam mais rapidamente as mudanças.
A busca de uma maior escolaridade porém, precisa ser feita de maneira criteriosa pois o diploma vai acompanhar o profissional por toda a vida. O peso do diploma abre ou não mais portas para os profissionais. Houve um tempo em que se buscava o ensino superior por auto realização, mas hoje um diploma de uma instituição de qualidade reconhecida no mercado é significado de segurança pessoal e profissional. 
Até aqui falamos do ponto de vista pessoal, e público, mas é sabido que as empresas que tem um número maior de empregados com ensino superior, especialmente nas áreas de gestão e tecnologia, conseguem inovar com qualidade, agilidade e transformar a produção e os produtos para acompanhar o ritmo acelerado do mundo corporativo. Empresas com um corpo funcional com maior escolaridade também tem maior faturamento, pois conseguem desenvolver bens e serviços com maior valor agregado, por notoriedade de suas marcas, inovação, qualidade e sustentabilidade. 
       Um abraço a todos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...