sábado, 2 de dezembro de 2017

Motivadores para vender mais

      Em várias de nossas cidades estão programadas palestras para motivar o pessoal de vendas, para o trabalho de fim de ano. Eu também atuo numa área em que os dois últimos meses do ano são cruciais para os resultados do ano em curso e ano seguinte. Nesta época é preciso ter muita energia, paciência e foco para enfrentar os desafios e buscar os resultados desejados. 
Muitas pessoas próximas dizem que parece que estou sempre motivado e sempre que alguém fala, tenho a oportunidade de dizer que como qualquer outra pessoa, estou motivado para algumas coisas com mais frequência que para outras. Trabalhar e buscar resultados que garantam recursos para alimentar, dar segurança, estudos, conforto e alegrias para minha família já são estímulos suficientes para mim. 
Penso que todos nós, assim como nossas equipes de trabalho deveriam refletir um pouco mais, sobre as opções e as escolhas daqueles que precisam de uma palestra, e/ou de um conjunto de dinâmicas para serem motivados a gerar melhores resultados para si e para a organização de onde tiram o sustento. Aproveito para relembrar Peter Drucker "Nunca tivemos tantas opções para decidir nosso destino. Nenhuma escolha será boa, porém, se não soubermos quem somos."
      A geração de estímulos para as equipes terem mais sinergia na busca de resultados pode iniciar com o lançamento de um desafio. Mais do que prêmios, o desafio de superar uma meta, superar seus limites, os limites dos seus colegas, levam muitos profissionais ao sucesso. Um vendedor de alta performance não gosta de chegar em segundo lugar quando se trata de desafios, ou rankings de vendas. Eles trabalham pela primeira posição e esse é um estímulo poderoso que utilizam para manter-se automotivados todo o mês.  Quando os resultados não estão fluindo, os vendedores de melhor desempenho crescem, viram gigantes e aumentam ainda mais sua força para transformar adversidades do momento, da empresa ou deles mesmos, em conquistas pessoais e profissionais.
      Para os bons profissionais, estar de bem com a família, ter um convívio harmonioso serve de combustível para motivar-se diariamente. Ter orgulho dos seus resultados e de saber que os familiares vão se orgulhar da sua superação e conquistas representa outro conjunto importante de estímulos para melhores resultados.
    Criar uma rotina diária de visitas, ligações, atendimento externo, recuperação de clientes inativos, entre outras tarefas importantes devem fazer parte do cotidiano de um bom profissional de vendas que quer manter-se motivado, pois volume de trabalho com organização e qualidade é um grande diferencial. A organização, a qualidade da orientação que o profissional é capaz de dar aos clientes, bem como a segurança da informação, da proposta apresentada é altamente estratégica na motivação de cada profissional. O cliente percebe rapidamente quando está diante de alguém despreparado, ou sem confiança. 
    É preciso aumentar o poder pessoal trazendo para si a responsabilidade por motivar-se e manter-se motivado para buscar os seus objetivos, sendo que um deles precisa ser manutenção e a prosperidade do local de onde tira a sustento. Com mais poder pessoal há mais confiança em si e nos interlocutores. Esta confiança é a base dos relacionamentos qualificados e duradouros e dos melhores negócios.  
Um abraço e até a próxima semana!

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