domingo, 7 de março de 2021

A barreira se torna caminho

 


         Marcus Aurelius, imperador da antiga e poderosa Roma entre os anos de 161 e 180, ficou conhecido como o “imperador filósofo” por ter deixado conceitos em frases e textos que ainda permitem reflexões para o nosso tempo. Um destes conceitos é “O impedimento à ação avança a ação. O que fica no caminho se torna o caminho.” trazido à luz na tentativa de auxiliar a seguir em frente diante das restrições na tentativa de prevenir a pandemia.

O último dos “cinco bons imperadores”, uma das classificações lhe dada pelos historiadores, é lembrado como um governante bem-sucedido e culto, tendo se dedicado a filosofia, especialmente à corrente filosófica do estoicismo, evidenciada nos 12 livros da obra Meditações, que até hoje influencia leitores e escritores do presente. O best-seller internacional “O Obstáculo é o Caminho”, de Ryan Holiday, é uma das obras atuais claramente inspirada nas meditações privadas de Marcus Aurelius.

Passados tantos séculos, percebe-se facilmente que o mundo segue testando líderes e liderados por toda a parte e pelos mais diferentes motivos. Se algo bem planejado já é difícil de colocar em prática em função das contingências que vão surgindo, é certo que qualquer iniciativa tem potencial para ser mais difícil do que se esperava inicialmente. Desconfiança, dúvidas, incertezas, resistência, críticas, dificuldades técnicas, legais, operacionais, rodeiam a maioria das iniciativas. Os escritos demonstram que o imperador filósofo pregava que devemos encontrar uma maneira de transformar cada ponto negativo em positivo, não importando quão ruim ou aparentemente indesejável seja a situação, sempre está diante de nós um conjunto de alternativas, sendo algumas delas oportunidades para fazer melhor do que antes, praticar e ser o melhor de nós mesmos.

Ninguém controla situações difíceis impostas pelo ambiente externo, mas todos podem controlar a forma de reagir diante de cada situação. Resiliência, compreensão, paciência, coragem, humildade, desenvoltura, razão, justiça e criatividade estão entre as virtudes mais necessárias para vencer os desafios que nos impõe a prevenção da pandemia COVID 19. É preciso lembrar que as situações externas que nos põe a prova, nos testam, também são aquelas que nos fazem ser quem somos. Embora seja desagradável, dói, incomoda, todos sabem que as dificuldades vivenciadas deixam mais fortes ao longo da vida e com melhores condições de vencermos os próximos desafios e é assim que as pessoas e suas iniciativas prosperam ao longo da história da humanidade.

Outro ponto de fundamental importância e que deve auxiliar na superação das dificuldades na vida e nos negócios é que não se pode esperar que os obstáculos acabam, ou que serão menores, pois superada uma dificuldade, logo se percebem outras. Independente de quão bem sucedido, quão inteligente e preparado se está, sempre haverão dificuldades no caminho. Claro que quanto melhor a preparação, menores tendem a ser as dificuldades.

Cada obstáculo no caminho oferece uma nova chance de prosperar, mas não apenas por conta do que estiver à frente do obstáculo, mas por causa do obstáculo, é uma das lições do livro de Holiday. O momento em que estamos vivendo é propício para desenvolver um modelo mental que permite não apenas suportar essa fase, mas querer mais e saber extrair de nós mesmos, de nossas virtudes, novas oportunidades em cada obstáculo enfrentado.

Finalizo com o desejo de que mais gente entenda isso, para mudar o foco das disputas de poder e opinião, para focar mais nas soluções, lições aprendidas e oportunidades de melhorias.

Deixo um abraço e até a próxima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...