terça-feira, 23 de março de 2021

Saber e não fazer

 


Saber e não fazer é ainda não saber, é uma das frases mais conhecidas do filósofo oriental Lao Tsé. Atualmente a falta de informação é atribuída como problema para saúde, economia, política, endividamento pessoal e empresarial, falta de acesso a serviços públicos, dentre outros. A falta de informação é inegavelmente um grande problema, porém, quando há informação e ainda assim não se faz o que é orientado, tem-se um problema maior e diferente.

Desde que eu tendo lembrança a falta de leitos clínicos e de UTI, medicamentos, profissionais da saúde, e hospitais com dificuldade de se manterem são a pauta do noticiário brasileiro. A nova onda de COVID 19, as medidas governamentais para tentar amenizar o  contágio exponencial e as consequências destas medidas mostram que o pensamento de Tsé está mais presente do que nunca, especialmente em nosso meio. Houve um ano de grandes volumes de informações repetidas 24h por dia, 7 dias por semana em todos os meios possíveis para que as pessoas pudessem se prevenir. Um ano de mobilização social para produção de máscaras e aquisição de equipamentos, compras públicas sem licitações, bem como para cadastramento, recrutamento de voluntários, contratação de profissionais, preparação e treinamento de pessoal, enfim, preparar o sistema de saúde para a pandemia. Um ano de fartura de informações em canais tradicionais e digitais de todo o planeta noticiando resultados de pesquisas e experiências práticas, com várias formas de enfrentar dificuldades na saúde e na economia e com tudo isso, ver o Brasil vivendo o pior momento da pandemia, estando dentre os piores indicadores do planeta, a frase de Tsé faz muito sentido em pleno 2021.

Há um ano começavam as restrições dos governos ao funcionamento do comércio no Brasil, depois de várias notícias com estas mesmas restrições na Itália, Espanha, França, Alemanha. Embora já pudéssemos imaginar que as restrições seriam adotadas por aqui, poucos negócios se prepararam para este cenário. As restrições começaram surpreendendo muitos, e por isso, muitas redes de cooperação foram criadas, com muitos voluntários para compartilhar conhecimento, técnicas, ferramentas de transformação digital, venda on line, ecommerce, televendas, tele-entrega, aplicativos de vendas, market place, vendas digitais, e outras para seguir vendendo mesmo não podendo abrir totalmente as lojas físicas. Depois de um ano de muitas lives gratuitas, de muitas ferramentas de apoio disponibilizadas, treinamentos realizados por entidades, palestras e apresentações de casos de sucesso, o novo período de restrições ao comércio ainda pegou muitas empresas despreparadas. Ao acompanhar esta situação e tendo sido um dos que tentou auxiliar voluntariamente fazendo pesquisas, mostrando resultados, caminhos, ferramentas, para manter os negócios com as restrições do distanciamento, tenho refletido se o problema é “saber e não fazer é ainda não saber”, ou muitas vezes também é dificuldade de aceitar a mudança, negar a inovação, intolerância com a necessidade de evolução dos negócios.

Pode faltar atenção, interesse, saber mais, saber de outra forma, mas muitas outras vezes falta a atitude para tomar decisões para fazer escolhas que levarão a caminhos e resultados melhores, assim como falta disciplina e persistência para projetos de médio e longo prazo. As ações, os investimentos de longo prazo são os que tendem a gerar melhores resultados, porém são poucos aqueles dispostos à disciplina e à persistência necessárias para cumprir as etapas e aguardar os retornos, o que faz com que muitos nem comecem. Para isso, é preciso sabedoria, e este parece ser um insumo mais raro do que aqueles necessários para produzir vacinas para todos.

 Mais sabedoria para todos nós, um abraço e até a próxima!ra e determinação rumo a sua realização.

O persistente não é imediatista, ele sabe que as grandes realizações custam tempo e esforço; por isso, dedicará o máximo de seu tempo e seus melhores esforços, de maneira contínua, até alcançar a vitória. As maiores dificuldades e os maiores obstáculos cedem diante da persistência.

Lembre que a água perfura a rocha não por causa de sua força, mas de sua persistência! Persistência é a capacidade de continuar onde os outros desistem!
determinação rumo a sua realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...