Observando um pouco do que nos
rodeia, não é difícil entender que publicar conteúdo que envolve direta ou
indiretamente o negócio é a mais eficiente forma de despertar interesses sobre bens,
serviços, ideias, pessoas e propostas. No livro Marketing 4.0 – do tradicional
ao digital, de Phillip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, uma
leitura das primeiras páginas já deixa claro como e porque se diz que o
conteúdo é a nova propaganda.
Na era da pós-verdade, dos tempos líquidos, do
excesso de informação e de inúmeros problemas políticos, econômicos e sociais
por comportamentos e decisões influenciadas por notícias e informações falsas
ou parcialmente verdadeiras, seja por ideologia, por má fé, ou pelos dois, as
fontes comprometidas com a verdade na geração e publicação de conteúdo
relevante e que pode mudar para melhor a vida das pessoas terão importância
cada vez maior para a saúde mental, individual e coletiva, e por consequência, para
o desenvolvimento da sociedade.
Avaliar onde (jornal,
rádio, site, rede social) publicar o conteúdo gerado sobre os negócios e
produtos é tão importante quanto o próprio conteúdo, pois quem consome e
precisa de conteúdo qualificado e informação confiável, tende a evitar, dando
cada vez menos credito no que é publicado por veículos que frequentemente publica/posta
verdades parciais, seja por vieses ideológicos, religiosos, econômicos, ou
qualquer outro motivo. O conteúdo publicado em veículos com histórico comprometido
com a verdade, que mantem, mesmo com custos cada vez mais elevados,
profissionais bem formados em instituições qualificadas, tende a ser percebido
como muito mais relevante e por consequência, mais acessado e recomendado.
As dinâmicas de comunicação envolvem um conjunto de detalhes
que exige atenção para evitar prejuízos no campo pessoal, carreira e negócios. Quem
desenvolve habilidades para comunicar-se influenciando tomadas de decisões, tende
a levar vantagens sobre os demais. Por este motivo, melhorar a eficiência da
comunicação do conteúdo que se pretende fazer chegar ao consumidor, tem sido
bem mais importante do que preocupações sobre volume de informações e
quantidade de publicações. Os fatores que mais impactam as decisões das pessoas são a reciprocidade, o compromisso
e coerência, a aprovação social, a afeição, a autoridade e a escassez.
Gerar conteúdo relevante que seja encontrado pelas
pessoas certas provoca um sentimento de reciprocidade, pois os beneficiados
se sentem compelidos a retribuir o que receberam, muitas vezes até com
vantagens para quem proporcionou o benefício. Compromisso e coerência também
são fatores chaves na efetividade da comunicação, especialmente porque depois de
feita uma escolha, enfrenta-se pressões para comportamentos condizentes com o
compromisso anteriormente assumido. Aprovação social é outro fator decisivo na
comunicação, pois as pessoas tendem a buscar nos outros os indicativos dos
comportamentos, das falas, palavras, conteúdos, posicionamentos mais apropriados
a seguir e repetir. Outro ponto crucial é a afeição, pois tende-se aceitar
informações, pedidos e acatar mais facilmente as orientações de pessoas que
conhecemos e de que gostamos. Outro fator importante na busca por mais
efetividade nos efeitos do conteúdo e da comunicação é a autoridade. Ser e
mostrar autoridade num assunto, num conteúdo, num ambiente, desperta nas
pessoas naturalmente mais atenção, orientação e até senso de obediência à
autoridade. Tudo se torna mais valioso quando fica menos disponível, então é
importante lembrar que a escassez é outra “arma” poderosa para gerar efeitos
positivos na comunicação. É importante lembrar que muitas vezes menos é mais,
que qualidade e efetividade são mais importantes que quantidade e ainda, que o
que é abundante muitas vezes perde valor.
Finalizo esperando ter contribuído com a reflexão sobre a
qualificação da comunicação das atividades dos amigos leitores. Deixo um abraço
e até a próxima semana!
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