terça-feira, 2 de março de 2021

Conteúdo é a nova propaganda

 


       Observando um pouco do que nos rodeia, não é difícil entender que publicar conteúdo que envolve direta ou indiretamente o negócio é a mais eficiente forma de despertar interesses sobre bens, serviços, ideias, pessoas e propostas. No livro Marketing 4.0 – do tradicional ao digital, de Phillip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, uma leitura das primeiras páginas já deixa claro como e porque se diz que o conteúdo é a nova propaganda.

Na era da pós-verdade, dos tempos líquidos, do excesso de informação e de inúmeros problemas políticos, econômicos e sociais por comportamentos e decisões influenciadas por notícias e informações falsas ou parcialmente verdadeiras, seja por ideologia, por má fé, ou pelos dois, as fontes comprometidas com a verdade na geração e publicação de conteúdo relevante e que pode mudar para melhor a vida das pessoas terão importância cada vez maior para a saúde mental, individual e coletiva, e por consequência, para o desenvolvimento da sociedade.

          Avaliar onde (jornal, rádio, site, rede social) publicar o conteúdo gerado sobre os negócios e produtos é tão importante quanto o próprio conteúdo, pois quem consome e precisa de conteúdo qualificado e informação confiável, tende a evitar, dando cada vez menos credito no que é publicado por veículos que frequentemente publica/posta verdades parciais, seja por vieses ideológicos, religiosos, econômicos, ou qualquer outro motivo. O conteúdo publicado em veículos com histórico comprometido com a verdade, que mantem, mesmo com custos cada vez mais elevados, profissionais bem formados em instituições qualificadas, tende a ser percebido como muito mais relevante e por consequência, mais acessado e recomendado.

As dinâmicas de comunicação envolvem um conjunto de detalhes que exige atenção para evitar prejuízos no campo pessoal, carreira e negócios. Quem desenvolve habilidades para comunicar-se influenciando tomadas de decisões, tende a levar vantagens sobre os demais. Por este motivo, melhorar a eficiência da comunicação do conteúdo que se pretende fazer chegar ao consumidor, tem sido bem mais importante do que preocupações sobre volume de informações e quantidade de publicações. Os fatores que mais impactam as decisões das pessoas são a reciprocidade, o compromisso e coerência, a aprovação social, a afeição, a autoridade e a escassez.

Gerar conteúdo relevante que seja encontrado pelas pessoas certas provoca um sentimento de reciprocidade, pois os beneficiados se sentem compelidos a retribuir o que receberam, muitas vezes até com vantagens para quem proporcionou o benefício. Compromisso e coerência também são fatores chaves na efetividade da comunicação, especialmente porque depois de feita uma escolha, enfrenta-se pressões para comportamentos condizentes com o compromisso anteriormente assumido. Aprovação social é outro fator decisivo na comunicação, pois as pessoas tendem a buscar nos outros os indicativos dos comportamentos, das falas, palavras, conteúdos, posicionamentos mais apropriados a seguir e repetir. Outro ponto crucial é a afeição, pois tende-se aceitar informações, pedidos e acatar mais facilmente as orientações de pessoas que conhecemos e de que gostamos. Outro fator importante na busca por mais efetividade nos efeitos do conteúdo e da comunicação é a autoridade. Ser e mostrar autoridade num assunto, num conteúdo, num ambiente, desperta nas pessoas naturalmente mais atenção, orientação e até senso de obediência à autoridade. Tudo se torna mais valioso quando fica menos disponível, então é importante lembrar que a escassez é outra “arma” poderosa para gerar efeitos positivos na comunicação. É importante lembrar que muitas vezes menos é mais, que qualidade e efetividade são mais importantes que quantidade e ainda, que o que é abundante muitas vezes perde valor.

Finalizo esperando ter contribuído com a reflexão sobre a qualificação da comunicação das atividades dos amigos leitores. Deixo um abraço e até a próxima semana!

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