terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Passe a direção para a senhora do cafezinho!

          Algumas pessoas lidam tão mal com o poder, que conseguem pensar e agir como se a organização fosse o quintal da sua casa, utilizando os recursos de todos como se fossem seus brinquedos prediletos. 
         Quem pensa que gerir um negócio, ou dirigir uma instituição é cortar custos, a melhor atitude é promover a senhora do cafezinho para o seu lugar!
      Pense bem: a senhora do cafezinho sabe conviver com maiores dificuldades financeiras. Ela vai economizar em vários itens que o mau gestor nem lembra que existem e principalmente, tem um salário muito menor, custando muito menos para organização, gerando ao final, possivelmente um resultado melhor. Veja que a senhora do cafezinho vai se concentrar na tarefa de cortar custos e não vai criar subterfúgios para disfarçar suas dificuldades em conviver com os profissionais que entendem melhor de gestão do que ela e cortará exatamente aquilo que pode ser dispensado, sem prejudicar as suas fontes de renda e também não vai exigir privilégios para si ou dar privilégios ao marido, ou filhos. Afinal, a missão dela é cortar custos, o que é muito diferente do que dirigir uma organização
                O bom gestor mantém custos e despesas controlados e adequados a qualidade que se promete ao cliente. Um bom gestor dirige a organização rumo a melhoria contínua, mantendo a equipe sem sobressaltos, pois atualmente a economia e o mercado só surpreendem os maus gestores, desavisados e desinformados. Para gerir bem uma organização, é preciso priorizar a geração de receitas, através da melhoria contínua da qualidade, inovando e promovendo a organização para manter e atrair novos clientes. Investimentos, despesas, custos, são pagos com as receitas geradas pelos atuais clientes quando satisfeitos e por novos clientes atraídos pela forma como foi promovido o que a organização faz de melhor. Mas para isso, a senhora do cafezinho precisa se qualificar ou entregar a gestão para quem se preparou!

Um comentário:

  1. Diariamente nos deparamos com empresas geridas por gestores despreparados, ou mal qualificados para gerir uma organização, não sou poucos os casos de empresas que deram certo e por falhas na gestão afundaram e quase caíram no esquecimento, O Brasil tem um vasto histórico de acontecimentos semelhantes a estes. De fato administrar uma empresa é função para poucos, não basta apenas ter vontade de trabalhar, vontade todos temos, mas conhecimento adequado e o domínio das ferramentas de gestão ou até mesmo o simples conhecimento delas, são poucos. De fato administrar é coisa para administrador, se não fosse não teria a necessidade de existir esta classe. De fato existem inúmeras organizações geridas por empresários sem conhecimentos de gestão, apenas aquele conhecimento adquirido por anos de serviços, conhecimento este adquirido durante após varias falhas, e quedas, alguns deles em busca de ajuda contratam empresas especializadas em consultoria e conseguem ótimos resultados.
    Gerir uma empresa envolve não apenas lucros, vendas, ou serviços. Envolve toda uma comunidade, um ambiente sócio econômico, empresários tem a nobre função de gerar empregos, fazer girar a economia de uma cidade, região ou até mesmo país. A importância de uma organização vai muito alem de suas atividades corriqueiras, cada atitude ou decisão tomada pode envolver todo um nicho de mercado, todo um ambiente, uma falha na gestão de uma organização pode envolver o sustento de diversas famílias que estão envolvidas com a empresa. Não são pouco os casos onde grandes ou medias empresas demitem seus funcionários simplesmente porque acham que esta é a melhor forma de conter gastos. Levando dezenas ou até mesmo centenas de famílias a beira da miséria. Algumas vezes decisões erradas podem custar caro a toda a organização e tudo que à envolva.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...