terça-feira, 23 de agosto de 2011

Os monstros que acabam com a iniciativa



                 Muito se fala sobre crescimento, desenvolvimento pessoal e nesta semana encontrei uma frase para compartilhar com os amigos leitores, que acredito se inspiradora para nossas reflexões da semana: “Só cresce aquele que tenta fazer algo além das capacidades que já domina.” (Osborn)
                O livro com o título “Iniciativa”, da Editora Quantum tem por sub-título “Extermine os monstros que impedem você de agir.” e a introdução traz um conto que compartilho, para recomendar a leitura do livro.
                Certa vez, um especialista em mentes chegou à cidade, garantindo que podia provocar acontecimentos e mobilizar as pessoas. Milhares de curiosos foram à palestra dele e se concentraram ao máximo quando ele acendeu uma vela e pediu que todos a mentalizassem apagando-a. Algumas pessoas recitaram mantras, outras fecharam os olhos e tentaram mandar o máximo de energia para a tarefa. Minutos depois, o especialista disse: “Alguém pode subir ao palco e efetivamente apagar a vela?” A maioria das pessoas ficou desconcertada e sem ação. O fato é que a solução era simples, bastava que alguém tomasse a iniciativa.
                No ambiente corporativo, essa situação ocorre freqüentemente. Observe como seus colegas de trabalho reagem a um papel que caiu no chão ou ao telefone tocando na mesa de um colega que saiu para atender uma pessoa em outro ambiente. Muitos profissionais ficam esperando que situações simples se resolvam por mágica, mas não levantam de suas cadeiras para realmente resolvê-las.
                O livro sugerido traz uma pesquisa que aponta para aquilo que é chamado de os 7 monstros que impedem as pessoas de tomar iniciativa. São eles: preguiça, medo do ridículo, medo de retaliação, insegurança, falta de objetivo, resistência a mudanças e falar muito e agir pouco.
                Mesmo antes da leitura do livro, os leitores já podem ir caçando estes monstros, pois a cada minuto que passa, muito é perdido nas organizações, pela sua ação destruidora da iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...