quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Prêmio Empreendedores 2011


                  Participo da equipe avaliadora do Prêmio Empreendedores 2011, promovido pelo Sindilojas de Ijuí-RS e Excelência Junior (empresa junior da Unijuí). As empresas se candidataram em categorias específicas apresentando um relatório que foi avaliado, conferido em visitas in loco e ainda passarão seus casos por apresentações públicas durante a Tec & Inova, quando receberão a 3ª e última nota da avaliação.  Ao ler os relatórios e visitar in loco as empresas participantes, fica cristalina a vocação empreendedora e o espírito de inovação presentes naquela comunidade.
                As edições anteriores do Prêmio estão repletas de excelentes histórias de empreendedorismo e de inovação. Alguns casos apresentados eram pouco mais que boas ideias nas mãos de jovens persistentes,  que ao participar do Prêmio ganharam visibilidade e com a notoriedade vieram os investidores, os clientes e hoje são empresas admiráveis, apesar do pouco tempo de vida. Há casos impressionantemente positivos de investidores surgidos em plena apresentação do caso, emocionando os presentes, que viram nascer parcerias que hoje se transformaram em ótimos exemplos que incentivam outros tantos.
                 O surgimento de novas empresas, em especial de jovens empresários, em boa parte de estudantes em formação ou recém formados só não é mais impressionante do que a diversidade de empresas surgidas a partir de pesquisas de novas tecnologias. São empresas de tecnologia da informação, mas também de tecnologia química e biológica, eletro-eletrônica, dentre outros.

Aceitar reclamações é preciso!

                As reclamações são lamentavelmente mal interpretadas por quem as recebe, mesmo quando construtivas. Em especial aqueles que não se prepararam adequadamente para os tempos atuais, onde as competências ligadas ao relacionamento pessoal estão mais valorizadas do que nunca, tem grandes dificuldades com as reclamações. É preciso uma cultura ética de maior respeito ao outro e a sua própria condição. Uma frase que não canso de repetir é que “quem reclama está na verdade querendo que as coisas sejam melhores, para permanecer na relação”. Muito pior é aquele que não reclama, mesmo não gostando, e busca outro fornecedor, nunca mais volta e ainda pode fazer depoimentos que depreciem quem não o atendeu a contento. Quem souber aproveitar as reclamações, terá um ativo estratégico para gerar mais e melhores relacionamentos.


Leia mais em: www.gestaonegociosecia.blogspot.com


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