quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Como está a marca pessoal?

Assim como os negócios tem produtos e marcas, todos nós que prestamos serviços ou que trabalhamos em algum local, trocamos o produto de nossos serviços, pelos nossos honorários e/ou nosso salário e portanto temos produtos e marcas. Todos nós temos nossa marca profissional, que conforme for valorizada, permite maiores honorários e/ou maiores salários.
                Faz algum tempo que as carreiras profissionais não são mais como uma escada em que conforme o tempo passava, subiriamos os degraus. Ao invés de uma carreira linear em forma de escada, a evolução profissional é mais comparável a um tabuleiro de xadrez, ou a um labirinto, pois está cada vez mais cheia de movimentos que podem ir para os lados, para a frente, em diagonal e até mesmo vão para trás, quando for necessário e se fizer sentido. A carreira de cada um de nós é um portfólio, um menu de projetos, experiências, onde aprendemos novas habilidades, adquirimos novas competências, desenvolvemos novas capacidades, crescemos em conjunto com colegas e tudo isso exige que como marca pessoal e profissional, nos reposicionemos no ambiente em que atuamos.
                Uma sugestão dada por muitos estudiosos de carreira é evitar querer ser gerente, em função de além de poder ficar obsoleto como curriculum, gerente é praticamente sinônimo de "beco sem saída". Depois de ser gerente, vai para onde? O melhor é que à medida em que você alcance o caminho na sua "carreira", sejam desejados projetos mais interessantes, mais desafiadores, mais provocantes. Quem olha para a progressão de uma carreira construída a partir de projetos, sabe que a direção da carreira não somente é mais difícil de controlar, como também pode ser totalmente irrelevante para muitos casos. Mais importante é saber quais os desafios que a pessoa assumiu e superou.
                A proposta é substituir a posição de um escravo do conceito de carreira, pela reinvenção de si mesmo, de tempos em tempos ao longo da vida. Para isso é preciso começar por escrever sua própria missão, para direcionar-se como o grande dirigente de sua vida. O que você mais gosta? Quer aprender algo novo? Quer ser reconhecido por suas habilidades como profissional técnico? Quer ser reconhecido como um criador de novas idéias para o mercado? Quer ser um empresário admirável?
                Avalie bem a sua definição pessoal de sucesso: É dinheiro? É poder? É fama? É realização pessoal? É fazer o que você ama? Para responder a essas perguntas, você deve procurar incansavelmente as oportunidades de trabalho ou projetos que se encaixam em sua missão pessoal. Reveja essa missão a cada seis meses para se certificar de que você ainda acredita que você escreveu. Defina também a visão de futuro relacionada a esta missão da sua vida, definindo um prazo para alcançá-la.
                Independente do que você faz hoje, há algumas coisas que você precisa ser para ter uma boa marca profissional:
1º - ser um grande parceiro, ser cooperativo, colaborativo e um colega solidário;
2º - ser um especialista excepcional e reconhecido em algo que tem valor real para as pessoas;
3º - ser visionário, um líder perspicaz, um mentor, para ter cada vez mais gente seguindo por gostar de ouvir e saber das suas ideias e propostas;
4º - ser obcecado por resultados pragmáticos.
                Finalizando, você precisa saber que possui uma marca e que dependendo do que fizer, ou deixar de fazer, terá sua marca mais valorizada ou não, o que influenciará diretamente em muitas coisas da sua vida. Na sua renda, nas suas relações, na sua influência. Não esqueça de que você está no comando de sua marca e de que não há um caminho único para o sucesso profissional. Portanto, não há um caminho certo para criar a sua marca pessoal. O importante é intensificar a partir de hoje mesmo, criando a sua missão, a visão de futuro e investindo suas energias para canalizar mais força para posicionar a marca naquele espaço que você quer estar na mente das pessoas que devem lembrar de você como alguém especial e de grande valor.

                Um abraço a todos e até a próxima!

2 comentários:

  1. Boa tarde.
    Faço parte da equipe do site Empréstimo.org e nos interessamos pelo conteúdo do seu blog. Por meio de nosso blog temos como objetivo orientar nosso público a entender mais sobre educação financeira e crédito. Gostaríamos de fazer um guest post em seu site, que também aborda o tema de finanças. Há espaço para esse tipo de parceria?

    Vanessa Queiroz vanessa.tylerlover@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. O site está de parabéns excelente matéria

    http://www.vagasdeempregoemcampinas.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...