segunda-feira, 21 de março de 2011

A lei de Parkinson


         Nesta semana, cumprimento aos leitores com um pensamento baseado nos escritos de Confúncio, pensador Chinês que viveu entre 551 a.C e 479 a.C. “Quando encontramos pessoas de valor, devemos pensar em como podemos ser iguais a elas. Quando, ao contrário, encontramos pessoas sem caráter, devemos nos voltar ao nosso interior e examinar o que se passa lá dentro.” 
        No livro “A lei de Parkinson”, o autor, Ciryl Northcote Parkinson, Administrador inglês, que também foi professor, historiador e escritor, descreveu como se processa a burocracia nas organizações. O autor formulou a “Lei de Parkinson”, que identifica quando o trabalho se avoluma de forma a preencher o tempo disponível para a sua realização.         
        Na obra, é possível identificar os principais sintomas da burocracia que vai criando novos processos para alimentar outros processos e assim por diante, que se infiltra em muitas organizações sejam elas públicas ou privadas. Os principais sintomas da “Lei de Parkinson” são:
- o número de funcionários e a quantidade de serviço não se relacionam entre si. Uma organização burocrática, quando comparada com outra não burocrática do mesmo setor, verifica-se um número de funcionários maior e até em crescimento, sem que o volume de serviço aumente.
- as tarefas são estendidas até ocupar todo o tempo destinado a ela e não se promovem ações inovadoras, para gerar mais produtividade, reduzir o tempo gasto ou aumentar a capacidade de atendimentos realizados com a mesma estrutura.
- existência de funcionários que querem aumentar o número subordinados, desde que não sejam ou não venham a ser seus rivais.
- funcionários que inventam trabalho uns para os outros, evitando encontrar a solução por si próprios e multiplicando o número de pessoas em volta de uma mesma questão.
- as receitas criam despesas, ao invés das despesas ou custos serem investimentos na geração de receitas.
(baseado no livro “A Lei de Parkinson”, de Cyril N. Parkinson, Ed. Nova Fronteira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...