quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Da ideia para a realidade

                Tirar aquela vontade de ter seu próprio negócio do campo das ideias para transformar em realidade é a maior barreira que as pessoas encontram e é o que geralmente diferencia um empreendedor das outras pessoas. Ideias de novos negócios, novos produtos, assim como a visão de mais e novas oportunidades, muita gente tem. Iniciativa, atitude e coragem para colocar as ideias em prática bem menos gente possui.
                Muita gente pensa que precisa encontrar algo totalmente novo para iniciar um negócio, mas muitos dos melhores e maiores negócios existentes, não surgiram de ideias originais, pois antes deles já havia outros negócios similares, nos quais se inspiraram para fazer um novo negócio em outro lugar, ou melhor, ou maior. Há efetivamente muitas oportunidades para novos negócios em atividades já existentes e que carecem de mais negócios, de inovação em distribuição, atendimento, conveniência, amplitude geográfica de atuação, diversificação de produtos, dentre outros.
                Um motivo apenas, seja ele qual for, não é o suficiente para montar um negócio. Os motivos devem ser vários como aumentar a renda, oferecer algo as pessoas gostariam, precisam e não tem o suficiente, realizar um sonho, auto empregar-se, ter mais autonomia pessoal e profissional, empregar gente da família, dentre outros.
                Os motivos pelos quais um negócio entra em dificuldades e “fecha as portas” também são sempre vários. Ninguém fecha um negócio por um único motivo, pois é um conjunto de coisas que vão se sobreponto, aumentando a dificuldade até que se decide pela formalização do encerramento de atividades.
                A atual situação econômica do Brasil abre espaço para o crescimento do empreendedorismo. Segundo a pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), escritório de pesquisa que avalia e fornece informações monitoradas frequentemente sobre empreendedorismo, 3 em cada 10 brasileiros adultos (entre 18 e 64 anos), possuem uma empresa, ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. A pesquisa indica ainda que esta taxa cresceu de 23% em 2005, para 34,5% até 2015. O incentivo das instituições de ensino, falando mais sobre o assunto e incluindo disciplinas de empreendedorismo, assim como o apoio das incubadoras de novos negócios, a ação de muitas entidades, as diversas ações governamentais e até o desemprego são pontos que estimularam mais a criação de novos negócios.
                Ter um emprego é confortável, seguro, com baixo risco, principalmente se for público. Todavia, para quem não valoriza tanto o conforto, a segurança e tem confiança na sua capacidade de assumir riscos e superar as dificuldades, ter um negócio próprio permite sonhar muito mais alto. Sonhar com mais renda, com acesso a melhores condições de vida, maior liberdade, é o que estimula muitos a concretizarem suas ideias.
                A ideia de um produto, de um negócio, só tem valor quando colocada em prática. Todavia, antes de investir, é preciso se certificar se o negócio é viável e principalmente, em que condições ele se torna viável. É indiscutível que os negócios que “quebram” nos primeiros meses ou anos, têm na baixa qualidade das análises de mercado ou até na falta delas e do estudo de viabilidade financeira, a principal causa. Fazer um bom plano de negócios, ter disciplina para seguir o que foi analisado e planejado no plano de negócios, ter motivação para superar as dificuldades que surgirem, são fundamentais para o negócio surgir, crescer e se desenvolver. 
                As famílias tem um papel crucial no estímulo, ou desestímulo ao filho que vai crescendo e ouvindo o que os pais e os familiares pensam sobre o futuro dele. Em geral, por superproteção, muitas famílias passam os anos da infância e adolescência dizendo aos filhos que devem estudar para concursos públicos, ou se preparar para trabalhar em “tal” lugar. Quando este jovem se deparar na escola, faculdade ou outra entidade com algum programa de estímulo ao empreendedorismo, terá uma resistência já construída, para querer ter um negócio. Para termos mais empreendedores e de sucesso, precisamos iniciar em casa, com estímulos positivos diversos, que propiciem o convívio com bons exemplos de empreendedores e negócios.   

                Um abraço e até a próxima!

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