quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

O que se vê da sua empresa

              Embora muitos empresários já entenderam que a aparência da sede da empresa é fundamental para o aumento da confiança nos produtos, sejam eles bens ou serviços e na imagem mental que os clientes tem do negócio, ao circular pelas nossas cidades é visível que muitos outros ignoram o fato da fachada ser o grande outdoor de qualquer empresa.
                Como é que alguém pode cuidar tão mal daquilo que o sustenta e a sua família? ... É a pergunta que me faço toda a vez que me deparo com uma empresa cujo pátio e a frente acumula lixo, sucata e sujeira, e/ou cuja fachada está desgastada com a pintura vencida, desbotada, pichada, descascando, revestimento soltando, iluminação queimada, fraca ou desligada, e/ou ainda, vitrine mal organizada, escura, ou com muito reflexo externo. Quando as empresas cuidam tão mal do que é deles e do que deveria atrair clientes que garantissem a sobrevivência do negócio que é deles, a desconfiança sobre a forma como vão cuidar do que é dos clientes, é inevitável, causando afastamento e baixa do valor percebido pelo que oferecem.
                A força do conjunto do que se vê da empresa é que garante uma boa lembrança, cria imagem da marca e gera conceito na mente das pessoas que se deseja atrair e influenciar. Os aspectos externos da apresentação da empresa, seja ela de qualquer ramo de atividade, por terem um forte impacto na imagem devem ser planejados cuidadosamente e serem conservados com cuidado de detalhamento para garantir a atração do consumidor e a satisfação de quem trabalha e compra deste lugar.
                Mesmo que os bens ou serviços sejam bons e que tenham a confiança de parte dos clientes, é normal que muitos deles se constranjam ao serem vistos, ou até se constranjam ao terem que responder que são clientes de serviços ou adquiriram determinados bens da empresa X que possui uma aparência e imagem mental fragilizada. Antes mesmo de conhecerem você, sua equipe e bens e serviços ofertados, a visibilidade, o tamanho, o estilo arquitetônico, as cores, a conservação da pintura, das aberturas e dos materiais de acabamento, assim como a comunicação visual externa, as vitrines, projetam uma imagem e criam conceitos na mente das pessoas sejam clientes, formadores de opinião ou futuros clientes alvo. Quando bem planejadas e cuidadas, a fachada e a vitrine podem representar as mais importantes mídias de uma empresa.
                Além dos aspectos de conservação, o que se vê da sua empresa constrói conceitos desejáveis ou não, que vão desde o sofisticado ou popular, conservador ou jovem, artigos de especialidades ou populares, a uma empresa alegre, inovadora e de sucesso ou triste, decadente que oferta produtos de baixa qualidade e ultrapassados. Pesquisas nesta área indicam que as empresas de varejo e de serviços ao consumidor devem alterar a fachada e a apresentação a cada 3 anos, buscando a atenção de quem passa pelas imediações, garantindo a satisfação e o orgulho de quem prestigia o lugar.
                Independente do setor ou ramo de atividade não se pode minimizar a importância da apresentação visual começando pela área externa e adentrando ao estabelecimento, com a organização das prateleiras, limpeza, aromas, iluminação e luminárias, decoração, manutenção dos pisos, da pintura, infiltrações, passando pela exposição, identificação e precificação dos produtos. Quando os clientes novos passam a ser menos frequentes, os clientes antigos vão se afastando aos poucos e as dificuldades começam a ser vistas no caixa, é preciso avaliar se não é o caso de sair do comodismo e promover uma grande limpeza, organização, identificação, seguidas de melhorias na fachada, vitrine, expositores, iluminação e pintura.
                Com o mercado mais restrito, a concorrência fica cada vez mais acirrada e por isso, a apresentação tanto externa quanto interna bem desenvolvida pode significar uma substancial vantagem competitiva, pois são elementos que determinam não apenas a capacidade de atrair novos clientes, mas também são fatores relevantes para reter os consumidores atuais, valorizar a marca e as pessoas que lá trabalham.

                Mãos à obra e vamos em frente, com um abraço e até a próxima!

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