quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O uso dos aromas no varejo

             A estratégia “venda pelo cheiro” (sell with smell) é uma realidade na Europa e Estados Unidos, que avança rapidamente em vários países, incluindo o Brasil. Uma pesquisa comportamental realizada na Alemanha confirma que o uso de fragrâncias personalizadas aumenta em 15,9% o tempo de permanência do cliente dentro da loja, em 14,8% a probabilidade de compra e em 6% as vendas reais. Apesar deste tipo de experiência ser recente no Brasil, o Point of Purchase Advertising International - Popai, entidade que pesquisa tudo o que se refere a ponto-de-venda, alerta que ações de marketing olfativo contribuem para elevar o faturamento do varejo em torno de 20%. A aromatização da loja pode ser uma ação de fidelização, pois através daquele cheiro característico, o cliente pode lembrar imediatamente do que você oferece. Conforme Berro (2010) pesquisas recentes mostram que os consumidores expostos ao aroma de laranja ou limão, enquanto andam pelo ambiente de vendas tem 38% mais chances de pegar um produto. Outra pesquisa do Instituto Millan Brown constatou que 75% de nossas percepções e conexões emocionais vêm do olfato e uma forte identidade sensorial garante a uma marca, um diferencial competitivo enorme.
                Existem aromas específicos para cada situação, para cada tipo de produto, de local, considerando ainda os diferentes segmentos de clientes atendidos. Alguns dos mais indicados para ambientes de vendas são os cítricos (laranja e palmarosa), florais (gerâneo) e a lavanda, para relaxar. As pesquisas indicam também que cheiros amadeirados e almiscarados provocam maior sensação de prazer. Aromas de canela e cedro são estimulantes, enquanto os cítricos têm efeito revigorante e a baunilha gera impressão de conforto. Dependendo do que você quer vender e para quem você quer vender, há uma indicação de aroma que estimula e impulsiona a venda. Em pontos de venda com mais variedade, como supermercados e lojas de departamentos, cada seção pode ter uma aromatização diferente, visando melhor desempenho nas vendas. (Blume et all, 2009)
                É dispensável lembrar que quando um lugar não cheira bem, queremos ficar o mínimo possível e de preferência, nem entrar. Capriche nos aromas de sua empresa e ótimos negócios!

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