sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Como posso motivar minha equipe?

         Muitos gestores que participam de minhas aulas/palestras me fazem esta pergunta e alguns leitores também me escreveram dizendo ter este tipo de dúvida. Costumo dizer que cada pessoa se motiva por fatores diferentes e que portanto, a primeira tarefa é saber o que é que motiva a cada um dos seus diferentes colaboradores. Depois, você criar um conjunto de ações diferentes entre si, que possam atender aos diferentes fatores motivadores do seu grupo. É por este motivo, que quando você estabeleceu uma ou duas ações para motivar o grupo todo, não estimulou alguns colaboradores.
              Diversos autores identificam os diferentes estímulos que podem ser criados depois que você identificar o fator motivador de cada um dos seus colaboradores. Aproveito para sugerir algumas dicas bem pontuais, retiradas da obra de Dolan e Pineda (2009), “Os mandamentos para a gestão de pessoas”, da QualityMark. 
1-Desejo de atividade – boa parte dos colaboradores não se motiva com tarefas rotineiras e repetitivas, mas por algo desafiador e inovador.
2-Desejo de posse – um grupo importante de colaboradores se motiva quando se sentem responsáveis por certo projeto, função ou tarefa.
3-Desejo de poder – a liberdade é um fator fundamental para uma boa parte dos colaboradores. Estruturas muito rígidas, que não oferecem espaço para criar, inovar e discutir, gera sensação de impotência nestes colaboradores, para realizar suas tarefas da melhor forma que poderiam.
4-Desejo de permanecer – a socialização é importante para colaboradores com este fator motivacional. São pessoas que valorizam relacionamentos com os colegas e o bom ambiente de trabalho.
5-Desejo de competência – colaboradores com esse perfil gostam de sentirem-se competentes dentro de uma organização, para o crescimento e a manutenção da auto-estima deles. O encaixe na função mais adequada para suas habilidades e receber as tarefas para as quais se sentem mais competentes são os grandes motivadores para este grupo.
6-Desejo de ter sucesso – para os colaboradores que se encaixem neste fator motivacional, o fato de conquistar algo fará com que eles estejam muito dispostos a trabalhar duro para superar e conquistar metas.
7-Desejo de reconhecimento – ser apreciado pela empresa, colegas e superiores, é o que mais desejam os integrantes do grupo com este fator motivacional. Eles querem ser reconhecidos por seus méritos e essa é uma forca poderosa que os gestores podem utilizar para angariar a energia e a completa motivação para este grupo.
8-Desejo de sentido essas pessoas querem uma razão para fazer suas tarefas. Gostam de entender o processo inteiro e verificar em que ponto o papel delas é importante dentro da cadeia. Querem que seus esforços, ainda que humildes, façam a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...