terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Vendas para o público infantil cresce 14% ao ano

                  Pesquisas apontam que o mercado voltado para as crianças cresce em torno de 14% ao ano, ou seja, quase o dobro do mercado para adultos. Este é um indicativo muito importante para mais empresas verem este segmento como um ótimo negócio. Os empreendimentos voltados para este setor estão se multiplicando e o motivo principal são as altas taxas de retorno. Esta expansão não é somente no Brasil. Os especialistas em comportamento do consumidor atribuem este fenômeno principalmente ao aumento do tempo de exposição das crianças à televisão e ao tempo cada vez maior na internet. Um número muito significativo das crianças tem mais tempo na frente da TV e navegando na internet do que na escola ou interagindo com a família em atividades mais tradicionais. Os programas de TV e os muitos atrativos da internet são sustentados por patrocínios de produtos e marcas que desejam vender algo ao público interessado naquela atração. A influência das mídias no pensamento, decisões e visão de mundo das crianças e adolescentes está cada vez mais presente no seu comportamento. Conforme estudos do InterScience, em 2003, 8% das crianças influenciavam a decisão de consumo de suas famílias. Hoje, 49% participam deste processo de forma intensa e a projeção para daqui a 10 anos será de que este público influenciará em 82% das decisões de consumo das famílias. Este fenômeno não ocorre apenas no Brasil, mas em muitos outros países onde os estudos vem sendo realizados.
                Estamos falando de um público da chamada Geração Z, que já é considerado o principal representante do conhecido “novo consumidor”. É um público que tem muitas peculiaridades, incorporando as alterações sociais com uma velocidade espantosa. O consumidor mirim é ávido por novidades, tem muita pressa em tudo e altamente influenciável. É um público que mostra-se mais sensível que os demais, aos apelos pela preservação do meio ambiente, responsabilidade social, desde que estimulados para isso na escola e nas famílias. Por estes e muitos outros motivos, sugiro que prepare os seus negócios para serem influenciados cada vez mais pelo que pensam crianças e adolescentes e como interagem com suas famílias.
                Como pais e responsáveis, precisamos ver estes estudos como informação para uma melhor educação para o consumo, presente em pouquíssimos lares e poucas iniciativas das escolas. (comentário baseado na Revista Brasileira de Administração, jul/ago 2010)
                 A tomada de decisão baseada em informações precisas e de fontes confiáveis, é a forma mais segura de qualquer pessoa tomar uma decisão, seja ela relacionada a um negócio ou a sua vida pessoal. 

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