quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Porque não vende?

É muito comum ouvir vendedores e até empresários culparem o mercado, a concorrência, o governo, a crise, os impostos, o clima, o noticiário, e tantos outros, como resposta a simples pergunta “Porque não está vendendo mais?” São desculpas, pois a racionalidade indica que o clima, o governo, a crise, os impostos são os mesmos para todos e se há quem esteja vendendo melhor, é uma evidência de que é possível vender mais e melhor. Há ainda situações piores e mais ridículas, como aqueles que atribuem a culpa por não vender, aos clientes!
                Gosto de uma frase do publicitário Nissan Guanaes (agência África) quando diz “enquanto uns choram, outros vendem lenços”. Vende bem quem entende que o cliente é o protagonista da venda. Ele nunca será fiel, se não formos fiéis e leais a ele. Para quem acha que faz “tudo” pelo cliente, procure refletir se o “tudo” é o seu melhor e mais, se a concorrência não faz melhor, especialmente aquilo que o cliente realmente valoriza. Reflita se você não está fazendo o que VOCÊ acha melhor e não exatamente o que o CLIENTE que você deseja, considera melhor.
                As empresas que vendem mais e melhor, são aquelas que entendem antes de atender, os clientes que elas desejam. As pessoas gastam mais, quando recebem mais, portanto, ofereça algo a mais e terá clientes fiéis, fãs e amigos. 
Números impressionantes
                48% das vendas não realizadas são decorrentes de alguma falha no processo de vendas e contato com o cliente. (pesquisa da Revista Venda Mais)
                81% é o percentual de decisões de compras no ponto-de-venda, ou seja, em frente as mercadorias, identificado no Brasil. É a chamada compra por impulso, que funciona muito bem por aqui. (pesquisa da Consultoria Nielsen, 2008)
                8,8% de empregos gerados a mais do que antes da crise de 2008 são alguns dos números positivos apontados pelas indústrias do RS. Os setores de máquinas agrícolas, construção civil e móveis estão entre os que mais empregaram nos últimos meses. O único setor que ainda não conseguiu superar os números de 2008 é a indústria calçadista. (Fonte: ZH 25/7/10)
                75% foi o aumento das vendas de televisores no primeiro semestre de 2010, em relação a 2009. O resultado é atribuído à copa do mundo da FIFA.
                4,2 bilhões de reais é o que deve faturar a indústria de móveis do Rio Grande do Sul. Aproveito para lembrar que a região Noroeste possui o segundo pólo moveleiro do Estado. (Fonte: Movergs)
                17,5% foi o aumento no faturamento das 20 maiores redes de supermercados do Brasil em 2009, comparado com 2008. (ABRAS 2010)
                179.109.801 foi o número de celulares ativos em março deste ano, no Brasil. São 93,01 telefones celulares para cada 100 habitantes. (ANATEL 2010)
                29 milhões de brasileiros se conectam a uma nova rede social como orkut, facebook, twitter, hi5, ... dentre outros (Revista Venda Mais)
                1,324 trilhão de reais somam os investimentos projetados pelo setor de infra-estrutura e construção civil para o período 2010 – 2013, no Brasil, sendo 54,6% maior que o investido entre 2005 e 2008. (BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento)               

Um comentário:

  1. Aprenda Técnicas e Dicas de Propaganda e Marketing na Internet Para Alavancar o Seu Negócio Concordo plenamente com o seu ponto de vista, acho que assistindo pessoas com dicas e informações também é uma ótima estratégia para ser referência e converter uma venda futura. Excelente artigo

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