sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

É preciso mais coragem e auto-estima para empreender

        Costumo perguntar aos participantes de minhas palestras aulas “quem já pensou em ter um negócio?”. Muitos respondem positivamente. Quando pergunto “Porque não tem ainda?”, aparecem várias respostas similares, como “não tenho dinheiro”, “não sei o que fazer”, “quero me formar antes”, “tem muitos impostos”, “o governo não incentiva”, “a concorrência é desleal”, “no meu município não dá certo”, “meus pais querem que eu faça um concurso”. Costumo responder que o problema verdadeiro está no interior de cada um.
    Alguns estudiosos do assunto dizem estas expressões comuns, escondem os verdadeiros motivos que seriam a falta de coragem e de auto-estima. O prof. James Heckmann, prêmio Nobel de Economia em 2000, diz que “o maior problema do Brasil é a baixa estima dos brasileiros.” A ideia é corroborada por Martin Sorrel, Chairmann do WPP Group quando diz “O brasileiro é muito bom, muito criativo, só não desenvolve mais, porque falta auto-estima.”
           Se você gosta do assunto, procure conhecer um pouco a história de empreendedores de sucesso de nossa região, do estado, país, ou do mundo. Já li e ouvi muitas das biografias destas pessoas e praticamente todas mostram pessoas que iniciaram um negócio com pouco ou até nenhum dinheiro, em ambientes muitas vezes mais difíceis do que o seu, mas com muita convicção, foco e persistência na visão de negócio e na oportunidade de mercado que perceberam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...