segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Vendendo para os mais experientes

       Ainda são poucas as empresas em nosso meio que investem em estratégias de marketing para os brasileiros acima de 65 anos, estimados em 19 milhões de consumidores. Para conhecer um pouco mais do perfil deste segmento, destaco alguns números para você pensar mais em como conquistar este público: 72% dispõem de mais tempo e vontade de ir as compras que os demais segmentos; 80% têm algum tipo de renda; A renda média da aposentadoria oficial é R$ 860,00, sendo que em alguns segmentos a média fica em R$ 3.035,70; 20% associa suas compras a uma atividade de lazer. Os idosos são responsáveis por pelo menos 10% do volume de vendas do varejo físico e tem seu potencial de consumo avaliado em R$ 7,5bilhões por ano, sendo que o aspecto que mais consideram importante em suas vidas é a saúde. (comentário baseado em dados do IBGE e da pesquisa Idoso Brasileiro do Instituto Data Folha, 2008)
         Um segmento deste tamanho, com renda estável, tempo para comprar e paciência para escolher pode representar uma boa participação em muitos negócios. Mas atenção! Situação de atendimento com pouca atenção, falta de paciência dos atendentes, ambientes pouco confortáveis, espantam este público, que também conversa muito entre si e sabe valorizar quem os valoriza.

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