quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A importância da aparência do seu estabelecimento

       Os aspectos externos da apresentação da loja provocam um forte impacto em sua imagem e devem ser planejados cuidadosamente para atrair o consumidor. Os aspectos externos determinam a impressão que a comunidade tem sobre a empresa, influenciando a percepção sobre qualidade,  atendimento e o tipo de loja. Por meio de aspectos como visibilidade, tamanho, estilo arquitetônico, cores, conservação da pintura, das aberturas e materiais de acabamento da fachada, comunicação visual externa, vitrines, o seu estabelecimento projeta uma imagem e cria um conceito na mente das pessoas antes mesmo de conhecerem você e o que você oferece. A partir destes aspectos, as pessoas vão construindo conceitos desejáveis por você ou não, que poderão ser sofisticado ou popular, ou conservador, ou jovem, ou de uma grande loja de descontos, ou de uma loja alegre e de sucesso, ou ainda de uma loja que pode ser interpretada como triste, decadente, com produtos de baixa qualidade e ultrapassados.
                Independente do tipo de estabelecimento, minimizar a importância da apresentação externa da loja é um grande equívoco. Os clientes novos são cada vez menos freqüentes, os clientes antigos vão se afastando aos poucos e antes que o caixa apresente mais dificuldades, veja se não é o caso de promover melhorias na aparência do seu negócio. Devido a concorrência cada vez mais acirrada, uma fachada e apresentação externa bem desenvolvidas podem significar uma substancial vantagem competitiva, pois são elementos que determinam não apenas a capacidade de atrair novos clientes, mas também são fatores relevantes para reter os consumidores atuais, sem falar na maior satisfação e motivação que ocorre com os empreendedores e colaboradores.

Um comentário:

  1. Devia colocar a fonte, já que o texto acima trata-se de uma transcrição na íntegra do livro de Juracy Parente, Varejo no Brasil,p.294 cap 11 tópico "APRESENTAÇÃO EXTERNA DA LOJA".

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...